sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Porque hoje foi um dia especial

1) Nevou (e teve um furacão também)
2) Fui ao cinema pela primeira vez
3) Achei um quarto!



1) Sim. Nevou. E nevou um bocado. Finalmente. Porque esse frio todo sem neve é muito chato. Sobre o furacão: De ontem pra hoje passou um furacão pelo norte da Europa. A verdade: eu não vi nada. Tudo bem que tava ventando e tal, mas nada muito anormal. E com o furacão veio a neve. Tudo parou aqui na Alemanha, os trens, as lojas - inclusive me ligaram do trabalho dizendo pra eu não ir (onde eu trabalho? há, surpresa. Em breve um post sobre isso :))











Aqui um link sobre o furacão: http://www.dw.de/tempestade-xaver-retrocede-ap%C3%B3s-levar-caos-e-mortes-ao-norte-da-europa/a-17275771





2) No Brasil eu costumava ir ao cinema pelo menos toda semana. Às vezes ia duas ou três vezes, dependendo da temporada. Desde que cheguei aqui (há dois meses atrás), ainda não tinha ido e tava sentindo MUITA falta. Acabei indo num desses cinemas comerciais da vida, perto da Hauptbahnhof (estação central). Assisti Die Eiskönigin ou Frozen (em inglês) ou Elsa, a Rainha do Gelo (?? acho que é esse o nome em português), um filme infantil da Disney, haha. Primeiro: eu adoro filme infantil (apesar de que ultimamente to achando tudo muito decadente); segundo: o filme era em alemão. Claro que eu perdi várias piadas (das quais o menino de 5 anos sentado do meu lado ria loucamente), mas deu pra acompanhar de boa. O preço é caro: 8,5 estudante. Já me falaram que lá também exibem sessões na língua original, mas não achei nada (pelo menos hoje). As cadeiras não são exatamente confortáveis (as do Plaza são muito melhores) e eu fiquei chocada com a quantidade de propaganda que passou antes de começar o filme. Sério, sem brincadeira, foram mais de 30 minutos até o filme começar de verdade. Fiquei me perguntando se eu tava na sala certa.
Ps.: por coincidência (ou não), o filme é todo sobre o inverno e a magia da neve e etc. e hoje foi o primeiro dia de neve de Bremen, foi bem legal hahaha :D





3) Bom, meus amigos mais próximos têm acompanhado a minha luta pra achar um quarto disponível aqui em Bremen. Há quase um mês estou tentando achar outro canto pra morar porque não paro de ter problemas com os meus chamados landlords. Eu moro na parte de baixo da casa de um casal alemão (aposentados) . A princípio foi tudo ótimo: eles nos apresentaram os vizinhos, nos deram rum com chocolate quente quando estava frio (falo no plural porque moro com uma espanhola também), me deram presente de aniversário, fizeram bolo, enfim, mil maravilhas. Mas aí começaram os problemas: desde a obsessão por limpeza (juro que sou uma pessoa limpinha e organizada, mas eles são insanos) até os meus pôsteres que eu tive que tirar da parede, da minha cama que eu não pude trocar de posição até a bicicleta que tive que esconder no quarto. Além disso, eles aparecem o tempo todo (tipo todos os dias, o tempo todo) no flat e muitas vezes entraram no meu quarto enquanto eu não estava (agora eu tranco toda vez que saio).  Levei sermão e grito da filha, do pai e da mãe. Em alemão e em inglês. Custava tentar conversar primeiro?

Fazer intercâmbio parece um negócio divertido, mas na verdade não é nada fácil. A única coisa que eu faço questão aqui é de ter meu cantinho, sem ninguém me perturbando ou mexendo nas minhas coisas; é de ter um lugar em que eu me sinta confortável e que eu possa chamar de "casa".

Depois de mandar pelo menos uns 30 emails, de visitar uns 5 quartos, finalmente achei um que se encaixava nos critérios: preço + localização + mobília + quantidade de pessoas morando no apartamento. Além disso, eu vou poder me mudar logo (próximo fim de semana, espero)! Todos os outros eram pra janeiro ou metade de fevereiro, então isso também conta muito pra mim. Sexta-feira pego as chaves! Espero que dê tudo certo :)

Um comentário: