quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Má comunicação dá prejuízo

Eis a saga da bicicleta:

Desde que eu cheguei na Alemanha eu sempre quis ter uma bicicleta. Desde que eu aprendi a andar de bicicleta eu sempre quis usá-la como meio de transporte. No Recife sempre foi impossível (por motivos óbvios). Aqui, se tem calçada, tem uma ciclovia do lado.

Me disseram que tem uma Flohmarkt (mercado de pulgas) todo final de semana onde se pode comprar bicicletas por 30, 40 euros (de segunda mão, claro - e muitas vezes roubadas). Baratíssimo. Aí descobri que um dos meninos aqui tava com uma bike pra vender (30 euros). Fui lá na casa dele dar uma olhada. Levei a bike numa loja pra trocar o banco - 25 euros, ok. Quando finalmente saio pra pedalar, me ligo que a bicicleta era enorme pra mim. Voltei pra devolver o banco.

Perguntei por curiosidade quanto era a bicicleta mais barata que eles tinham pra vender.
"Eighteen" - respondeu um dos vendedores. E foi lá dentro buscar.
Nada mal, de boa, novinha. Preço massa. Só precisava trocar o banco também.
Esperei uns 15 minutos pra terminarem de ajeitar a magrela.
E na hora de pagar:
"Eighty". Eighty? Como assim? Por causa do conserto do banco? Não, eighty era o preço da bike mesmo.

Eighty. Achtzig. Oitenta.

E deixei a loja guiando duas bicicletas.

Moral da história: confira em todas as línguas possíveis os números com os quais você está lidando. Escreva. Conte. Soletre. Mas não fiquei no prejuízo!

PS.: Eu tenho plenaeabsolutacerteza que o cara disse eighteen.

PS.: Um dia depois de comprar a bicicleta começou a nevar ¬¬

Taí a danada, guardada dentro do meu quarto por causa do furacão. Sim, furacão. Tá passando um furacão agora de noite aqui no norte da Alemanha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário