quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

instalando internet na Alemanha: haja paciência

Bom, vou fazer jus ao nome do blog e falar um pouco mais do que se refere à minha vida aqui em Bremen.

(já que o dinheiro pra viajar acabou, né? hahahaha)

Tem mais de um mês que eu me mudei pro meu novo apartamento/flat/quarto/porão/cafofo e eu o aluguei sabendo que não tinha internet. E sem internet eu não vivo (mesmo!).

Ou seja, lá fui eu resolver isso. Posso ter tido azar (pra variar), pois sei de casos que foram mais rápidos e mais fáceis, mas eis a minha experiência tentando instalar internet na minha casinha:

Obviamente procurei a opção mais barata.
As companhias telefônicas/internet mais conhecidas aqui são a KabelDeutschland, a Vodafone, a O2 e a 1&1 (eu acho, pelo menos). Tentei fazer meu contrato a princípio pela KabelDeutschland - que tinha o melhor custo benefício (preço/gigas + linha telefônica). O detalhe, no entanto, é que o contrato mínimo teria que ser de dois anos.
Como eu não sei quanto tempo eu vou ficar aqui (talvez até agosto), preferi não arriscar. A única que oferecia a possibilidade de fazer um contrato sem uma data-limite foi a 1&1 - e por isso eu tive que pagar mais.

O bom é que eu fui pessoalmente numa loja que trabalhava com todas essas empresas e que pode me mostrar o que era melhor (eu esqueci o nome agora, mas fica entre as paradas de Am Brill e Domsheide).

Paguei 60 euros pra instalação + modem e a mensalidade custa 20 euros.

O negócio é que até eu conseguir usar a internet em casa foi uma novela! Demorou mais de um mês.

Primeiro me pediram o nome do morador antigo pra poder saber se eu ia pagar mais ou menos (ainda não entendi essa parte direito). Depois demoram uma semana ou mais pra entrar em contato pra só então marcar um dia pra o técnico ir na sua casa.

Enquanto esperava o técnico aparecer (mais umas duas semanas), tive problemas pra receber o modem porque o retardado do carteiro não achou a minha casa e disse que o endereço tava errado.

E aqui eles têm essa história de tudo ser resolvido por carta. Carta vai, carta vem. Pense numa chatice.
Além de tudo, fiquei dependendo do Steffen (meu amigo alemão-brasileiro que tá sempre salvando a minha vida) pra ligar pra 1&1 pra marcar/desmarcar as datas em que o técnico podia ir instalar.
No fim, o Steffen ainda ganhou um desconto de 20 euros na minha próxima conta porque reclamou que o modem não tinha chegado hahaha <3

A única coisa chata agora é que meu notebook tem que ficar ligado no fio do modem. Mas a velocidade da internet, mesmo sendo o pacote mais barato, tá super de boa e dá pra ver filme/série online tranquilamente.

PS.: Enquanto eu tava sem internet, fiquei frequentando a Starbucks. Riqueza? Não. Cara de pau. Chegava lá e muitas vezes não consumia nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário