quarta-feira, 21 de maio de 2014

Relato após 8 meses morando em Bremen

agora que tá batendo os 30 ºC é que eu to me sentindo em casa mesmo haha




Hoje faz exatamente 8 meses desde que eu pisei em Bremen. E hoje finalmente posso dizer: estou adaptada! Claro que ainda tem muita coisa pra aprender e muitos lugares pra explorar, mas finalmente me sinto confortável aqui, finalmente eu sinto que criei laços com a cidade e me sinto mais feliz a cada dia que passa. Finalmente eu posso dizer: sim, eu amo Bremen!


Infelizmente, logo agora que estou adaptada,  já estou também com os dias contados por aqui. E agora a minha saudade é reversa. Ainda nem voltei pro Brasil e já me pego olhando pras coisas aqui com saudade, imaginando o quão duro vai ser voltar pro Recife sem ter nem ideia de quando eu pisarei novamente na Alemanha.




É verdade que no começo eu não gostava muito daqui e até tentei me mudar pra Hamburgo, mas hoje eu vejo Bremen como uma cidade em que eu moraria novamente no futuro. Das várias cidades que eu visitei na Alemanha, Bremen parece mesmo ideal - não é muito grande nem muito pequena, nem muito vazia nem muito lotada de gente; não é uma cidade com custo de vida elevado; é ótima pra andar de bicicleta (nem todas são assim); além de ser simplesmente linda!


É verdade que eu morria de saudade do Recife e que ainda sonho que estou lá todos os dias (mas nem sempre são sonhos bons, muitas vezes têm sequestros, assaltos, engarrafamentos, etc.), mas agora eu aprendi a controlar isso. Sem contar que o meu primeiro semestre, além de ter sido no inverno, foi terrível! Eu não entendia nada direito, sentia frio o tempo inteiro, era maltratada por aquela família bizarra, era tudo muito diferente!


Hoje em dia, eu já sei exatamente aonde ir, exatamente como resolver as coisas, já escolhi meus lugares preferidos na cidade, já estabeleci minhas amizades. Atingi a velocidade de cruzeiro, tudo parece estável e tranquilo.


Mas é isso aí - tudo que é bom dura pouco. Em breve darei inícios aos procedimentos de despedida - e que venham as tapiocas!





Ps 1.: Minha recomendação pra quem vai fazer intercâmbio: passar dois semestres vale mil vezes mais do que passar um só.


Ps 2.: A Alemanha não é um país fácil, mas é incrível! Basta ter paciência.


Ps 3.: Não vou dizer que passou rápido, mas preciso dizer que eu queria ficar mais! haha


Ps 4.: Mas tudo bem, daqui a dois anos eu volto pro meu mestrado.


Ps 5.: Pior parte: como lidar agora com todas as amizades ao redor do mundo?

Ps 6.: Eu tenho, claro, saudade do Recife (muita!), mas tenho certeza que depois de uma semana já vou estar reclamando de tudo. hahahahahaha

Nenhum comentário:

Postar um comentário