segunda-feira, 28 de abril de 2014

Viagem de Páscoa: Berlin, Dresden, Praga, Budapeste e Viena

Durante essa minha viagem de Páscoa, um monte de gente disse que queria pegar dicas comigo e ler tudo no blog depois - mas eu confesso que não tenho a intenção aqui de relatar as viagens como eu relatei as outras. Primeiro porque o objetivo principal dessa viagem era reencontrar a minha mãe e matar a saudade dela <3 e, depois, justamente porque eu estava com ela, as coisas foram bem diferentes. Vulgo: hotéis, restaurantes, táxis - nada do que eu normalmente costumo usufruir. Além disso, tudo foi muito rápido! Acho que foi ficou faltando ver boa parte das coisas nas cidades que visitei - Berlin, Dresden, Praga, Budapeste e Viena. Mas valem as observações e as fotos :)

1) Na maior parte da viagem pegamos um tempinho feio que só. Em Dresden demos sorte de ter um dia lindão, mas em Praga fomos recebidas a pedradas (de gelo!).

Budapeste

2) Eu passei muito, MUITO frio em Praga. No calor de 20 ºC de Bremen, eu simplesmente não consegui arrumar uma mala preparada pra os 3 ºC de Praga (com direito a MUITO vento).

3) Todas as cidades são muito, muito bonitas! (exceto Berlin)

4) Budapeste é super diferente, é uma cidade muito maior do que eu pensava e tem muita coisa pra ver. O maior problema de lá é que a maioria das pessoas não fala inglês direito (nem mesmo a atendente do hotel entendia o que eu falava).

Pense num frio da peste! - passeando pelo Danúbio em Budapeste
5) Minha mãe falava português com TODO mundo. wtf. E a gente tinha que parar a cada bebê, cachorro ou canteiro de flor pra ela ficar admirando hahaha ai ai

6) Foi a primeira vez que eu peguei esses ônibus hop on hop off - e foi realmente muito prático, já que a gente tinha muito pouco tempo em cada canto. Eu não sabia antes como eles funcionavam. Em Budapeste, nós tivemos direito até a um passeio de barco pelo Danúbio.








7) Sobre os meios de locomoção: Eu saí de Hamburgo e fui pra Berlin por apenas 8 euros com o Flixbus. De Berlin fomos pra Dresden e voltamos por apenas 5 euros o trecho (Flixbus também)! De Berlin a gente foi pra Praga num trem meio capenga da Deutsche Bahn - o trem de Praga pra Budapeste era muito melhor! E de Budapeste pra Viena... pausa pra história.

Eu comprei a passagem na companhia de ônibus Orange Ways - que Dani tinha me indicado e ressaltado que o ônibus era maravilhoso. Então, no momento em que chegamos na suposta "plataforma" do ônibus e que esperávamos por um veículo com banheiro, wifi e assentos reclináveis - eis que surge uma van cinza, sem logomarca nem nada identificador, com um bagageiro móvel e um motorista que não falava uma palavra de inglês. Até que em certo momento o cidadão se dirigiu a mim e mostrou meu nome e o nome da minha mãe numa lista de passageiros. Mein Gott, era aquilo mesmo.
Não bastasse a surpresa de ir num veículo minúsculo, sem o menor conforto e com comunicação zero, após partir, pegar o rumo da estrada e rodar por 15 minutos, a van retorna pro mesmo ponto pra buscar uma mocinha que se tinha se atrasado. Gente, nem no Brasil existe um negócio desses, sério.
Depois de 3h30 de viagem, chegamos em Viena, onde a van ainda foi parada pela polícia e o motorista passou um bom tempo mostrando os documentos.

De Viena voltamos pra Berlin de avião pela AirBerlin (êê, primeira vez que não vou de Ryan Air) - apesar de não ser o meio mais barato, era o meio mais rápido. Caso contrário perderíamos um dia inteiro dentro do trem.

(Detalhe: pegamos um táxi pra estação de ônibus em Budapeste cujo taxista só falava húngaro - e minha mãe fazia o favor de responder em português. Genial!)


Eis o nosso ônibus


Sorvete de absinto com maconha - Praga
8) Achei terrível não poder beber água da torneira em Praga e em Budapeste.

9) Durante o percurso de trem pela República Tcheca e pela Hungria é possível notal as coisas bem acabadas, as casas abandonadas e parcialmente destruídas - é bem diferente do resto da Europa (e um tanto familiar).

10) Num dos últimos dias da viagem, em Viena. acordei com uma dor terrível no pé e não conseguia andar da cama pro banheiro dentro do quarto. Conclusão: passamos o dia no hotel assistindo o Rei Leão, Ursinho Pooh e toda a programação da Disney Channel em alemão.

11) De Bremen até Berlin e vice-versa tive que carregar uma mala e-nor-me e pesadíssima. E ninguém se ofereceu pra ajudar. Impressionante. 10 brasil x 0 alemanha

Terceira vez em Berlin e segunda no Reichstag - o coração do governo alemão. É uma visita gratuita e que vale totalmente a pena - basta agendar no site com antecedência. 
macaco pensador do zoo de berlin


A gente pegou chewbacca o orangotango da sumatra bem no horário que ele tava sendo alimentado.
Quase um espetáculo. 


Dresden é linda! (e minha mãe também, hihi)
Minha mãe se encantou com essa restaurante em Dresden. De fato, ele é muito curioso - o danado tem milhões de salões,
parece um labirinto. E ele é cheio da história, saca aí: http://www.sophienkeller-dresden.de/index.php. A gente acabou
descobrindo ele por acaso. Fica aí a dica. 

Dresden

Páscoa aqui na Alemanha é assim: a gente encontra até coelho pedalando. wtf (Dresden)





A escada rolante de metrô mais inclinada que eu já vi. Vertigem total. (Praga)

Estação de trem em Praga

dormindo na mesa do trem - deja vù ensino médio haha



Praga

Eu não subi na Torre Eiffel de Paris, mas subi na Torre Eiffel de Praga, hahaha. De lá você tem essa vista maravilhosa.
Recomendo. 

vide a foto acima

Praga

Praga

Praga

Lennon's Wall - Praga (não achei nada demais)

dispensa legenda

"Bora, tira logo essa foto que eu to com frio" (Buda)

Budapeste

selfie ainda tá na moda? (Budapeste)



Budapeste
Budapeste


O parlamento mais bonito do mundo (Budapeste)

Budapeste
Café ~irado~, motorista abusado e a gente no retrovisor em Budapeste


Plantação de cataventos



Da famosa roda gigante de Viena (uma das mais antigas do mundo) - Wiener Riesenrad





Um doce pra quem souber o nome desse instrumento (Viena)

Saca a fila pra entrar no palácio de Schönbrunn em pleno feriado de Páscoa (Viena)

E eu lá, na maior calma do mundo sqn

Anne Frank

Fred Mercury <3







2 comentários: